Livreto Litúrgico | Novena Solene



SOLENE NOVENÁRIO DA
IMACULADA CONCEIÇÃO

IMACULADA, MÃE DA ESPERANÇA

ARQ. “SUI IURIS” DE SANTA CRUZ
CATEDRAL METROPOLITANA

MMXXIV

—————————–————

Imaculada desde a origem,
ensina-nos a vencer o pecado e amar a Deus.

—————————–————

RITOS INICIAIS

1. Enquanto os fiéis se reúnem, canta-se um hino mariano apropriado. O celebrante e os ministros se dirigem ao espaço celebrativo acompanhados pelo canto.

2. O celebrante faz o sinal da cruz, dizendo:

℣. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
℟. Amém.

Após a saudação inicial, o celebrante continua:

℣. O Senhor, nosso Deus, que fez maravilhas em Maria, esteja convosco.
℟. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

3. O celebrante convida todos a rezarem juntos:

Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

℣. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.

4. O celebrante reza a oração:

Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto e gozar sempre a sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso.
℟. Amém.

ORAÇÃO DO DIA

5. Todos permanecem em pé enquanto o celebrante proclama a invocação:

Ó Virgem puríssima concebida sem pecado, desde o primeiro instante toda bela e sem mancha. Ó gloriosa Maria, cheia de graça e Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens. Humildemente vos venero como Mãe do meu Salvador, que, sendo Deus, me ensinou com sua estima, respeito e submissão a vós a honra e a homenagem que vos devo prestar. Dignai-vos acolher-me a mim, que nesta novena a vós me consagro. Sendo vós refúgio seguro dos pecadores arrependidos, tenho razão para recorrer a vós; sendo Mãe de misericórdia, não podeis não vos compadecer de minha miséria; sendo, depois de Jesus Cristo, toda a minha esperança, não podeis não vos agradar da tenra confiança que em vós tenho. Fazei-me digno de chamar-me vosso filho, a fim de que possa dizer com confiança: Mostrais que sois Mãe.

6. Após a invocação, todos rezam uma Ave-Maria, um Glória ao Pai e, um leitor, a oração correspondente ao dia:

L. Eis-me aqui aos vossos pés santíssimos, ó Virgem Imaculada. Alegro-me grandemente convosco, eleita desde a eternidade para ser Mãe do Verbo eterno e preservada da culpa original. Dou graças e bendigo à Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com este privilégio em vossa Conceição, e suplico-vos humildemente que me alcanceis a graça de vencer as tristes sequelas que em mim deixou o pecado original. Fazei que eu as supere e não deixe mais de amar ao meu Deus.

MEDITAÇÃO

7. Em seguida, todos se sentam. O celebrante, do ambão, faz a meditação segundo o tema e a oração do dia.

LADAINHA OU HINO

8. Todos, de pé, rezam a ladainha. Caso se opte por rezar o hino, o celebrante conduz as invocações.

℣. Toda bela sois, Maria.
℟. Toda bela sois, Maria.

℣. E sem a mancha original.
℟. E sem a mancha original.

℣. Sois a glória de Jerusalém.
℟. Sois a alegria de Israel.

℣. Sois a honra do nosso povo.
℟. Sois a Advogada dos pecadores.

℣. Ó Maria.
℟. Ó Maria.

℣. Virgem prudentíssima.
℟. Mãe clementíssima.

℣. Rogai por nós.
℟. Intercedei por nós ao Senhor Jesus Cristo.

9. Após a ladainha ou o hino, o celebrante convida todos a rezarem:

℣. Em vossa Conceição, ó Virgem, fostes imaculada.
℟. Rogai por nós ao Pai cujo Filho destes à luz.

Oremos. Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes uma digna morada para o vosso Filho e em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo a preservastes de toda mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós. Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo N., que constituístes pastor de vossa Igreja; dai-lhe, nós vos pedimos, servir por palavra e exemplo aqueles a quem governa, a fim de alcançar a vida eterna com o rebanho que lhe foi confiado. Ó Deus, nosso refúgio e fortaleza, ouvi as piedosas súplicas de vossa Igreja, Vós que sois o autor da piedade, e concedei-nos alcançar eficazmente o que com confiança vos pedimos. Por Cristo, Senhor nosso.
℟. Amém.

10. Depois, se for rezado o hino, canta-se um cântico à Imaculada Conceição. Enquanto isso, o celebrante incensa a imagem.

Se for cantada a ladainha, durante esta, a partir das indicações “Rainha”, incensa-se a imagem.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

11. O celebrante convida os fiéis a fazerem suas intenções pessoais:

Agora, em silêncio, apresentemos nossas intenções pessoais à Virgem Imaculada.

Segue-se um breve momento de silêncio.

12. Depois, faz-se a Oração dos Fiéis.

Amados irmãos, ao celebrarmos com devoção a novena em honra à Imaculada Conceição, elevemos nossas preces ao Deus de misericórdia, que nos deu Maria como Mãe e modelo de santidade, dizendo com fé: Pela intercessão da Imaculada Conceição, ouvi-nos, Senhor! (℟.)

Pela Santa Igreja, para que, à semelhança de Maria, permaneça fiel e imaculada na sua missão de anunciar o Evangelho e levar Cristo ao mundo. Rezemos ao Senhor: ℟.

 Pelos pastores da Igreja, para que, iluminados pela graça divina, sigam o exemplo de Maria, servindo com humildade e dedicação ao rebanho que lhes foi confiado. Rezemos ao Senhor: ℟.

 Pelas famílias cristãs, para que encontrem em Maria, modelo de amor e obediência a Deus, a força para viverem unidas na fé e no amor. Rezemos ao Senhor: ℟.

 Pelos jovens, em particular os de nossa Comunidade virtual, para que, inspirados na pureza e no “sim” de Maria, sigam com coragem a vontade de Deus em suas vidas. Rezemos ao Senhor: ℟.

— Pelos pobres, doentes e todos os que sofrem, para que, amparados pela intercessão da Virgem Maria, sejam fortalecidos em suas tribulações e encontrem alívio para suas dores. Rezemos ao Senhor: ℟.

 Pelos pecadores, para que, reconhecendo em Maria o refúgio seguro, sejam conduzidos à conversão e renovem suas vidas no amor de Deus. Rezemos ao Senhor: ℟.

— Por todos nós, para que, participando desta novena, sejamos transformados pela graça de Deus e nos tornemos cada vez mais semelhantes a Maria, nossa Mãe Imaculada. Rezemos ao Senhor: ℟.

Rezemos, juntos, a oração pelas vocações: Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas
para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

O celebrante conclui:

Senhor Deus, que preservastes Maria Imaculada de toda mancha de pecado, acolhei as preces que vos apresentamos com confiança filial. Fazei-nos crescer na graça e na santidade, seguindo o exemplo daquela que nos gerou para a vida em Cristo, vosso Filho. Ele, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.
℟. Amém.

ORAÇÃO DOMINICAL

13. O celebrante convida todos para a oração dominical:

℣. Digamos agora, todos juntos, a oração que Cristo nos entregou como modelo de toda oração:
℟. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Todos se sentam.

RITOS FINAIS

14. Avisos e agradecimentos.

15. Logo depois, o celebrante dá a bênção:

℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.

℣. Pela intercessão da Imaculada Conceição, desça sobre vós e permaneça permaneça sempre a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e + Espírito Santo.
℟. Amém.

℣. Bendigamos ao Senhor.
℟. Graças a Deus.

16. Depois, todos se retiram com um canto apropriado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem